Na primavera de 2005, sapos explosivos da Alemanha e da Dinamarca começaram a se estourar. A espécie Bufo bufo, comumente conhecida como sapo-comum, é o que vem à mente quando você pensa em um sapo típico – aquele que frequentemente aparece em filmes e desenhos, e é bastante comum na Europa.
O que é incomum é ver milhares deles com as vísceras expostas. Em abril de 2005, a agência de notícias Associated Press noticiou que mais de mil sapos haviam sido encontrados mortos em uma lagoa na cidade de Hamburgo, na Alemanha, e também em outros cadáveres encontrados nas proximidades da província de Låsby, na Dinamarca.
Sapos Explosivos Shrek
A cena parecia saída de um filme do Shrek: algumas testemunhas relataram que os sapos explosivos se inflavam como balões antes de, literalmente, estourarem. Antes desse evento, os sapos passavam alguns minutos agonizando e se retorcendo. Os residentes da área relatavam ouvir estalos durante a noite – e, em pouco tempo, o corpo d’água na Alemanha passou a ser chamado de “Lagoa da Morte.”
A hipótese inicial era de que os sapos poderiam estar infectados com alguma bactéria, vírus ou fungo – afinal, existem infecções que causam comportamentos ou efeitos extremamente peculiares no organismo. Ao examinar os sapos, os pesquisadores não encontraram nenhum patógeno fora do comum.
O Instituto de Higiene e Ambiente de Hamburgo também analisou a água da lagoa, e a qualidade estava de acordo com a do restante da cidade.Associated Press, sugere outra teoria sugeria que os sapos explosivos estariam se envolvendo em um suicídio coletivo como uma forma de controlar a superpopulação.
0 comentários