Oumuamua é o primeiro objeto confirmado a visitar nosso sistema solar. Este intruso interestelar parece ser um objeto rochoso em forma de charuto com uma tonalidade um tanto avermelhada.
Identificado pelos astrônomos em 2017, que viajava a mais de 90 mil quilômetros por hora pelo Sistema Solar, surgiu a especulação de que ele poderia ter origem em outro sistema estelar. Entre as hipóteses mais controversas está a proposta feita por Avi Loeb e Amir Siraj, astrônomos renomados da Universidade de Harvard. Eles sugerem que o enigmático viajante espacial pode ser uma nave de origem extraterrestre.
Possuindo uma formação com 400 metros de comprimento o objeto é altamente alongado – talvez 10 vezes mais longo do que largo. Essa proporção é maior do que a de qualquer asteroide ou cometa observado em nosso sistema solar até hoje. Embora sua forma alongada seja bastante surpreendente, e ao contrário dos objetos vistos em nosso sistema solar, ela pode fornecer novas pistas sobre como outros sistemas solares se formaram.
Tecnologia Extraterrestre?
As primeiras observações do Oumuamua revelaram uma órbita extremamente excêntrica e uma velocidade muito alta, o que sugeria que ele não tinha origem no Sistema Solar. Inicialmente, pensou-se que poderia ser um cometa, mas essa hipótese foi descartada. O objeto não apresentava sinais de sublimação ou evaporação, que são típicos de cometas e causam a formação de uma cauda que se orienta na direção oposta ao Sol.
Como o Oumuamua já saiu da nossa área de observação, os investigadores não têm mais acesso a suas características detalhadas. Na época da sua detecção, os pesquisadores enfrentaram dificuldades para fazer observações precisas, pois o objeto estava se afastando rapidamente do Sistema Solar.
Na época da descoberta, o físico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, sugeriu que o Oumuamua poderia ser uma nave espacial, uma sonda ou até mesmo detritos de uma civilização alienígena. Ele especulou que, se fosse lixo espacial, o objeto poderia ter chegado ao nosso sistema solar por acaso. No entanto, Loeb levantou a possibilidade de que uma sonda tivesse sido enviada intencionalmente para estudar a nossa região.
No entanto, Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto SETI, alerta que, embora seja criativo imaginar que um objeto do tamanho de Oumuamua possa ter sido enviado por alienígenas usando apenas uma vela solar para viajar entre sistemas estelares, não devemos aceitar essa hipótese sem questionar. Ele destaca que a explicação mais simples e provavelmente correta é que o Oumuamua seja um cometa ou asteroide observado de longe.
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) sugere que o Oumuamua pode ser um asteroide ou cometa originário de outro sistema estelar, que pode ter viajado por milhões de anos. Felizmente, antes de desaparecer de vista, os cientistas conseguiram usar telescópios ao redor do mundo, incluindo o Very Large Telescope no Chile, para coletar alguns dados sobre o Oumuamua.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks